Doenças da Moda



ANOREXIA E BULIMIA...    

    A Anorexia Nervosa e a Bulimia são problemas de saúde sérios e bem conhecidos no mundo da moda. Sempre foram abordados, reprimidos e por vezes incentivados, mas depois da morte de algumas mulheres vítimas destas doenças, incluindo a brasileira Ana Carolina Reston em 2006, as "doenças da moda" estão com os dias contados.




Distúrbios alimentares

Os distúrbios alimentares são doenças psicológicas que estão associadas a factores psicológicos, biológicos, familiares e socioculturais. Estas doenças são caracterizadas por alterações significativas no comportamento alimentar. Os distúrbios alimentares afectam indivíduos jovens, principalmente do sexo feminino, mas ao contrário do que se possa pensar também afectam indivíduos do sexo masculino. 


Qual é o tratamento generalizado para os distúrbios alimentares?

O tratamento dos distúrbios alimentares é possível através de um acompanhamento multidisciplinar formado por atendimento psicológico, avaliação médica, em conjunto com aconselhamento nutricional e às vezes é necessário recorrer a medicação. A consciencialização do problema á o passo mais importante de qualquer tratamento de qualquer doença de comportamento alimentar já que, na maioria das vezes, as pessoas que tem distúrbios alimentares não concordam que têm um problema e consideram o seu comportamento normal. Sem a sua cooperação no tratamento torna-se mais difícil alterar hábitos comportamentais, bem como a realização de um tratamento eficaz.  

ANOREXIA...



O que é a Anorexia?

É um distúrbio alimentar em que a pessoa priva-se de se alimentar, levando-a a um emagrecimento a níveis abaixo do peso mínimo normal. Estas pessoas, na maioria mulheres, têm plena convicção de que são gordas e a ideia de virem a ganhar gramas, apavora-as e gera angústia.

Quais são os indícios de uma pessoa com Anorexia?


- Existe uma obsessão pela ideia de emagrecimento;
- O peso corporal é uma obsessão;
- O pensamento gira sempre em torno de comida. (É comum que colecionem receitas e cozinhem para que os outros a sua volta comam "por elas").

As mulheres tem seu ciclo menstrual interrompido por no mínimo 3 semanas consecutivas, e o corpo perde os caracteres femininos devido ao emagrecimento exagerado. Mesmo assim, permanecem em constante dieta hipocalórica e estão sempre insatisfeitas com sua aparência física e com a crença de que estão gordas.
As anoréxicas desenvolvem rituais estranhos em torno da alimentação e muitas vezes comem às escondidas. Outra obsessão são os exercícios físicos que chegam a ser praticados em exagero para acelerar a perda de peso.


Existem tipos diferentes de Anorexia?

Existem dois tipos de Anorexia: um em que o indivíduo apenas recusa-se a manter o peso corporal no nível normal e priva-se de comer, sem no entanto envolver-se em auto-indução de vómitos e abuso de diuréticos e laxantes. No outro tipo de Anorexia Nervosa, os jejuns prolongados alternam-se com episódios de comer compulsivo e posterior purgação através de vómitos e abuso de laxantes e diuréticos.

Video de uma notícia sobre anorexia:



Documentário: 



" I'm A Child Anorexic"















O que é a Bulimia?


Bulimia PosterA Bulimia Nervosa é um distúrbio alimentar que se caracteriza pela ingestão de grandes quantidades de alimentos (episódios de comer compulsivo ou episódios bulímicos), seguidos por métodos compensatórios, tais como vómitos autoinduzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e prática de exercícios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar.
Diferentemente da anorexia nervosa, na bulimia pode não haver perda de peso, e assim médicos e familiares têm dificuldade de detectar o problema. A doença ocorre mais frequentemente em mulheres jovens, embora possa ocorrer, raramente , em homens e mulheres com mais idade.


Quais os indícios da Bulimia?
 - Vómitos auto-induzidos, uso de laxantes e diuréticos para evitar ganho de peso.
 - Alimentação excessiva, sem aumento proporcional do peso corporal.
 - Depressão.
 - Obsessão por exercício físico.
 - Comer em segredo ou escondido dos outros.

Qual o tratamento?

A abordagem multidisciplinar é a mais adequada no tratamento da bulimia nervosa, e inclui a psicoterapia individual ou em grupo, farmacoterapia e abordagem nutricional.
As técnicas cognitivo - comportamentais têm se mostrado eficazes.
As medicações antidepressivas também têm se mostrado eficazes no controle de episódios bulímicos.
A abordagem nutricional visa estabelecer um hábito alimentar mais saudável, eliminando o ciclo "compulsão alimentar/purgação/jejum".
A orientação e/ou terapia familiar faz-se necessária uma vez que a família desempenha um papel muito importante na recuperação do paciente.












Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradecemos toda a vossa colaboração na elaboração deste projecto, todas as opiniões contam.